Mais 4 P's (Pês)
Cada vez mais as empresas se dão conta , que para se ter uma posição renomada no mercado, é preciso dar valor também aos fatores Macro Comerciais como: Fornecedores, Intermediários, Governo, Sindicatos , etc. Nem vamos citar a importancia dos clientes, pois para quem entende de negócios, esse deve ser tratado como rei e ponto final , não se questiona mais o assunto.
Manter uma boa relação com essas organizações torna-se muito interessante, á medida que novas situações são criadas e modificadas nesse amplo mundo de relações comerciais. Para Kotler, essas organizações funcionam como uma espécie de "Porteiros do Mercado", Podendo proporcionar novas oportunidades á sua empresa, e foi nesse amplo conceito que surgiu a necessidade de nascer mais 4 p's(pês), além dos que ja conhecemos (Produto,Praça,Preço,Promoção).
O primeiro deles é o "Poder", que significa a capacidade de uma empresa se impor diante do mundo Político-Institucional.
O segundo é a "Política", que caracteriza-se pelo conjunto de ações que a empresa usa para influenciar e conquistar o reconhecimento de mercados bloqueados até então.
O terceiro é "Projeto", usado para definir metas, desenvolver pesquisas, tudo em um planejamento detalhado que defina prazos e etapas para atingir os objetivos pretendidos.
E por último, mas não menos importante, está o "Preparo" , ou seja, de nada adiantará preencher todos os outros P's (pês) citados se você não tiver materias tanto Operacionais e físicos quanto os profissionais que atuaram em cada setor (RH),e em cada etapa do projeto.
Em Geral , hoje, as atividades institucionais se tornaram imprecndíveis para o sucesso de uma empresa.
Daniel Lima
Marcadores: Marketing institucional
1 Comentários:
Muito bom!!!
Andrea
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial